O meio natural provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças e A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo. Em função disso, a percepção das plantas como os seres vivos oferecem inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo natural.
Segundo o RCNEI (2002), neste bloco os objetivos envolvem estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais e a percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
As plantas são a base de toda a biodiversidade devido a sua importante função de produtora. Entretanto costumam ser menos reconhecidas como seres vivos entre as crianças de quatro a seis anos de idade, principalmente entre aquelas que vivem em comunidades urbanas.
TEMPO DE EXECUÇÃO: De 9 de setembro a 4 de outubro de 2013
ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO
12/9 - Quinta-feira
Maternal
Poesia: "Leilão de jardim"
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão)
Cecília Meireles
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
17/9 - Terça-feira
Berçário I
História: A Galinha Ruiva
Recurso: Avental de histórias
PERÍODO VESPERTINO
20/9 - Sexta-feira
Berçário II
Dramatização da música: O Cravo e a Rosa
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
24/9 - Segunda-feira
Professoras de estimulação
Dramatizando a história: "A galinha ruiva"
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
26/9 Quinta-feira
Berçário I
Dramatização da música: "O Girassol"
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
30/9 Segunda-feira
Berçário II
Dramatizando a história: "O Pingo e as Sementes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário