O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “Eu sou o Bicho!” tem por objetivo construir estratégias para que as crianças percebam características gerais que identificam a espécie humana, comparando o que temos em comum com os animais e o que nos diferencia.
É preciso que cada criança perceba que possui especificidades que a caracterizam, como sujeito que sente e pensa o mundo de um jeito próprio. A comparação com os animais permite que as crianças realizem interações com o meio ambiente, possibilita aprendizagens de corpo inteiro, nas quais manipula objetos concretos, destina atenção curiosa, vivencia sensações, emoções que tornam o ato de aprender prazeroso.
Assim, interagindo sobre o meio, a criança amplia sua compreensão sobre o mundo social e natural. Além disso, é uma das condições para que elas possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
TEMPO DE EXECUÇÃO: 10/3 À 30/4
PAINEL HALL DE ENTRADA
ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO NO HALL DE ENTRADA
14/3 (Sexta-feira)
MATERNAL
Dramatização da música: "Orquestra dos bichos"
Período Matutino
Período Vespertino
19/3 (quarta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatização da história: "O Sapo de boca grande"
Recurso: Teatro de sombra
Período Matutino
Período Vespertino
25/3 (terça-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "O Pintinho"
Recurso: Avental de histórias
Período Matutino
Período Vespertino
Contando a história: "O Perdão do Patinho feio"
4/4 (sexta-feira)
MATERNAL
Dramatização da música: "Banho é bom"
Período Matutino
Período Vespertino
10/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "Tico"
Recurso: Teatro de mesa
Período matutino
Período Vespertino
Contando a história: "O Coelho"
Recurso: Teatro de mesa
16/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Brincadeira: Seguindo as pegadas do coelho...
Período Matutino
Período Vespertino
Brincadeira: As surpresas dos Coelhos
24/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatizando a música: "O Sapinho faminto"
Dramatizando a música: "O Sapinho faminto"
Período Matutino
Período Vespertino
30/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Turma: Maternal
Dramatizando a música "Agora eu vou andar"
Turma: Maternal
Dramatizando a música "Agora eu vou andar"
Período Matutino
Período Vespertino
VISITAS EDUCATIVAS
LOCAL: SERP
DATA: 24/3/2014
LOCAL: PARQUE ECOLÓGICO TRÊS PINHEIROS
DATA: 15/4/2014
LOCAL: SÍTIO DO SR. LUIZ ROSSETI - VILA SÃO JOSÉ - OURO
DATA: 28/4/2014
OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS
PELAS TURMAS, A PARTIR DA PROPOSTA
DO PROJETO...
BERÇÁRIO I
O patinho visitou a turma do Berçário I... Todos queriam pegar o patinho dentro da bacia!
O coelho veio visitar a turma do Berçário I. A turma brincou e aprendeu muito com o coelho.
A Dona aranha está subindo no espelho, e o Berçário I desenvolvendo atenção, percepção visual, coordenação motora...
Com o jogo da pescaria, muita estimulação e aprendizagem.
Explorando a trilha dos animais... Muito conhecimento, curiosidade, socialização e divertimento.
BERÇÁRIO II
Período matutino
Atividade com a história "Boquinha".
Dançando, cantando e brincando na Rua dos bichinhos.
Contando a história com palitoches..."A galinha choca"
Explorando diferentes texturas com os pés. Muita percepção tátil.
Período vespertino
Pintando com tinta o pintinho amarelinho, feito com favos de ovos. Que legal!!!
Ajudando a boneca caminhar, fortaleço a musculatura, desenvolvo a coordenação motora ampla, noção de espaço, direção e adquiro segurança.
Recebemos a visita do Porquinho da Índia. Curiosidade, fantasiam e emoção, permearam esse momento!
Com o saco surpresa dos animais... Brincamos, cantamos, dançamos...
MATERNAL
Conhecendo melhor o pato.
Modelando o boneco doce, da história contada e cantada.
Montando o quebra-cabeça do corpo humano, conhecemos e exploramos as partes.
Decorando os ovos, para esperar o Coelho de Páscoa.
Fazendo bolhas de sabão. Quanta diversão!!!
No momento da leitura das agendas, exploramos boca, nariz e olhos...
ESTIMULAÇÃO
PERÍODO MATUTINO
PROFESSORA ENILCE
Cantando com o coelho e os ovos coloridos.
Circuito com o sapo. Trabalhamos equilíbrio, segurança, coordenação motora...
Desenvolvemos a linguagem imitando os sons dos animais.
Trabalhando percepção auditiva, através do som produzido pelos animais.
PROFESSORA LIDIANE
Explorando e identificando as partes do corpo.
Trabalhando a coordenação motora fina e concentração por meio da atividade com canudinhos e potes.
Reconhecendo e explorando as partes do corpo.
Na trilha de textura trabalhamos a percepção tátil.
Com minhas mãozinhas faço muitas, muitas coisas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário