quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

projeto acolhida

O início do ano letivo é momento de muitas expectativas para todos os membros da comunidade escolar, mas especialmente para o aluno – que é o foco principal do processo educacional.
A expectativa do período de volta às aulas, independente, da etapa de ensino a ser cursada pelo aluno pode ser aproveitada pela equipe escolar para criar vínculos afetivos que tornem a escola um local de experiências prazerosas. Em relação aos pais, a escola tem o dever de acolher e orientar sobre as práticas e a experiência da instituição no período de adaptação dos menores e retorno dos maiores à rotina escolar.
 A incorporação de alguns princípios psicológicos por parte da educação fez com que a escola reconhecesse que cada aluno é um ser em formação, levando em consideração os sentimentos, as emoções, a individualidade, a construção do processo de socialização e assim, percebesse a necessidade de elaborar procedimentos específicos para este momento educacional, visando receber a criança e sua família da melhor forma possível.
Desta maneira, justifica-se o planejamento cuidadoso de recepção aos alunos, minimizando as angustias e o estresse gerado nos envolvidos, proporcionando confiança na escola e no trabalho desenvolvido.

Hall de entrada



A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. 
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo. 
Dessa forma, é fundamental dar à criança a oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons. 

  Profissionais dramatizando músicas, brincando, cantando e dançando com as crianças...











Lembrança para os educandos levarem para casa: Pirulito com sacolinha do Patati e Patatá



Outras atividades

Berçário I

 Explorando as vestimentas do palhaço a partir da história: "Fantasia" (Mary e Eliardo França)

Com o chapéu do palhaço, realizando a leitura das agendas.

Ajudando o Palhaço Picolé encher os balões, para todos brincar.

Brincando e cantando com as surpresas da cabana!

Com as máscaras dos animais, cantamos várias músicas.

Massageando os bebês com balões de água, com diferentes temperaturas.
Objetivo: Acalmar e trabalhar percepção tátil.

Berçário II


Caixa surpresa com as roupas do palhaço, trabalhamos cores, tamanhos...

Explorando os objetos sonoros e adereços relacionados ao circo.

No café da manha, a educadora utilizou a peruca do palhaço para estimular as crianças a comer.

 Cantando e dançando as músicas de Palhaço, com balões!

  Com o chapéu do palhaço, realizando a leitura das agendas...

O Palhaço Pirulito realizou várias atividades com as crianças...

 Brincando com o boliche do Patati e Patatá.

Maternal

Leitura das agendas com o nariz do palhaço.

 Explorando texturas ao ritmo do tambor.

 Modelando o circo com massinha.

 Explorando os sons com o livro "Fui morar numa casinha"...

 Imitando o equilibrista do circo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário