sexta-feira, 8 de maio de 2015


O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “De corpo inteiro” tem por objetivo desenvolver estratégias para que as crianças construam sua identidade, distinguindo-se das outras crianças. É necessário que a criança tenha oportunidades de perceber as “marcas” que a identificam como um ser único, a começar pelo seu nome, características físicas, modos de agir, de pensar e da sua própria história de vida.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola. 
A autonomia, segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos - ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É, ainda na creche, que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.

Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril



Painel: Hall de entrada



APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS REALIZADAS SEMANALMENTE NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.

13/3 (Sexta-feira)


MATERNAL


Dramatização da música: "Na cabana da floresta"






19/3 (quinta-feira)


BERÇÁRIO I

Período matutino:
       Dramatização da história: " Eu sou isso?" (Vivina de Assis Viana) 
Recurso: Teatro de sombra



Período vespertino:
       Dramatização da história: " Os dez Amigos" (Ziraldo)



24/3 (terça-feira)

BERÇÁRIO II

Período matutino
Contando a história: "Pinóquio" 
Recurso: Avental de histórias



Período vespertino
Contando a história: "Um belo sorriso" (Mary e Eliardo França) 
Recurso: Avental de histórias



31/3 (terça-feira)

MATERNAL

Dramatizando a história: "Páscoa"





2/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II

Período matutino 
Brincadeiras com o coelho...




Período vespertino





8/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Enilce
Dramatizando a poesia: "A Boneca"





24/4 (sexta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Vanusa
Jogos
Tema: Corpo









OUTRAS ATIVIDADES

BERÇÁRIO I


Período Matutino

Através do banho da boneca, exploramos as partes do corpo e hábitos de higiene.

Explorando as partes do corpo do mascote do Berçário I.

Interagindo com as músicas de coelho.

Período Vespertino

Com o personagem coelho, incentivamos as nossas crianças a comerem cenouras, nas diferentes formas de preparo.

Trabalhando expressão corporal através do boneco articulado.

Por meio das fotos das crianças, possibilitou-se explorar as características físicas de cada criança.

Trabalhando cores, percepção visual e tátil, com os ovos de Páscoa.

BERÇÁRIO II

Período Matutino

Escovando os dentes da boneca Serafina, aprendemos a escovar os nossos...

Trabalhando hábitos de higiene, através de visuais...

Com a massa do docinho de leite ninho, construimos o  boneco doce, da história trabalhada. Na oportunidade, trabalhamos de forma detalhada, as partes do corpo humano.

Com o jogo do quebra-cabeça...
Raciocínio, atenção, curiosidade, interação. As crianças colocaram cada parte do corpo no seu devido lugar.

Período Vespertino

Explorando as características físicas de cada criança, através da fotografia da agenda....

Com a caixa surpresa dos sabores... desenvolvemos o paladar!


Trabalhando a coordenação motora ampla e fina, nas diversas brincadeiras realizadas no pátio da creche.


Com a trilha das sensações, desenvolvemos a percepção tátil.


MATERNAL


Reconhecendo as expressões faciais.

Com visuais dos coelhos, exploramos características físicas: diferenças e semelhanças, relacionando ao corpo humano.

Trabalhando com técnicas de colagem...

Trabalhando matemática, a partir de cores, pares...

Muita criatividade, coordenação motora fina, concentração... para colorir os ovos de Páscoa.

ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA VANUSA

Com  a variedade de frutas... Estimulamos as nossas crianças a se alimentar saudavelmente.

Através de atividades de procurar objetos sonoros, exploramos a percepção auditiva....


Dramatização da história "A boca do Sapo".

Confeccionando os ovos de Páscoa, trabalhamos a percepção visual, tátil e exploramos as cores....


Estimulando a curiosidade com atividades no saco surpresa.

Literatura "O mistério da caixa vermelha" com visuais....

Explorando os objetos de higiene com a caixa surpresa.

Com o jogo do quebra-cabeça... Montamos o palhaço...

ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA ENILCE

Atividades de circuito desenvolvem a coordenação motora, equilíbrio e a expressão corporal.

Através de jogos, a criança enfrenta desafios, testa limites e desenvolve a coordenação motora.

Manuseando os balões das sensações com diferentes temperaturas, oportuniza-se diferentes experiências.

Com a trilha das sensações, trabalhamos a percepção tátil, atenção, equilíbrio, socialização...

Com a imitação e expressão do seu corpo em movimento. a criança interage com o outro....

Explorando a cenoura, estimulamos as percepções tátil, visual, olfativa e gustativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário