O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “De corpo inteiro” tem por objetivo desenvolver estratégias para que as crianças construam sua identidade, distinguindo-se das outras crianças. É necessário que a criança tenha oportunidades de perceber as “marcas” que a identificam como um ser único, a começar pelo seu nome, características físicas, modos de agir, de pensar e da sua própria história de vida.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola.
A autonomia, segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos - ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É, ainda na creche, que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.
Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril
Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril
Painel: Hall de entrada
13/3 (Sexta-feira)
MATERNAL
Dramatização da música: "Na cabana da floresta"
19/3 (quinta-feira)
BERÇÁRIO I
Período matutino:
Dramatização da história: " Eu sou isso?" (Vivina de Assis Viana)
Recurso: Teatro de sombra
Período vespertino:
Dramatização da história: " Os dez Amigos" (Ziraldo)
24/3 (terça-feira)
BERÇÁRIO II
Período matutino
Contando a história: "Pinóquio"
Recurso: Avental de histórias
Período vespertino
Contando a história: "Um belo sorriso" (Mary e Eliardo França)
Recurso: Avental de histórias
31/3 (terça-feira)
MATERNAL
Dramatizando a história: "Páscoa"
2/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
BERÇÁRIO II
Período matutino
Brincadeiras com o coelho...
Período vespertino
8/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Enilce
Dramatizando a poesia: "A Boneca"
24/4 (sexta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Vanusa
OUTRAS ATIVIDADES
BERÇÁRIO I
Período Matutino
Através do banho da boneca, exploramos as partes do corpo e hábitos de higiene.
Explorando as partes do corpo do mascote do Berçário I.
Interagindo com as músicas de coelho.
Período Vespertino
Com o personagem coelho, incentivamos as nossas crianças a comerem cenouras, nas diferentes formas de preparo.
Trabalhando expressão corporal através do boneco articulado.
Por meio das fotos das crianças, possibilitou-se explorar as características físicas de cada criança.
Trabalhando cores, percepção visual e tátil, com os ovos de Páscoa.
BERÇÁRIO II
Período Matutino
Escovando os dentes da boneca Serafina, aprendemos a escovar os nossos...
Trabalhando hábitos de higiene, através de visuais...
Com a massa do docinho de leite ninho, construimos o boneco doce, da história trabalhada. Na oportunidade, trabalhamos de forma detalhada, as partes do corpo humano.
Com o jogo do quebra-cabeça...
Raciocínio, atenção, curiosidade, interação. As crianças colocaram cada parte do corpo no seu devido lugar.
Período Vespertino
Explorando as características físicas de cada criança, através da fotografia da agenda....
Com a caixa surpresa dos sabores... desenvolvemos o paladar!
Trabalhando a coordenação motora ampla e fina, nas diversas brincadeiras realizadas no pátio da creche.
Com a trilha das sensações, desenvolvemos a percepção tátil.
MATERNAL
Reconhecendo as expressões faciais.
Com visuais dos coelhos, exploramos características físicas: diferenças e semelhanças, relacionando ao corpo humano.
Trabalhando com técnicas de colagem...
Trabalhando matemática, a partir de cores, pares...
Muita criatividade, coordenação motora fina, concentração... para colorir os ovos de Páscoa.
ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA VANUSA
Com a variedade de frutas... Estimulamos as nossas crianças a se alimentar saudavelmente.
Através de atividades de procurar objetos sonoros, exploramos a percepção auditiva....
Dramatização da história "A boca do Sapo".
Confeccionando os ovos de Páscoa, trabalhamos a percepção visual, tátil e exploramos as cores....
Estimulando a curiosidade com atividades no saco surpresa.
Literatura "O mistério da caixa vermelha" com visuais....
Explorando os objetos de higiene com a caixa surpresa.
Com o jogo do quebra-cabeça... Montamos o palhaço...
ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA ENILCE
Atividades de circuito desenvolvem a coordenação motora, equilíbrio e a expressão corporal.
Através de jogos, a criança enfrenta desafios, testa limites e desenvolve a coordenação motora.
Manuseando os balões das sensações com diferentes temperaturas, oportuniza-se diferentes experiências.
Com a trilha das sensações, trabalhamos a percepção tátil, atenção, equilíbrio, socialização...
Com a imitação e expressão do seu corpo em movimento. a criança interage com o outro....
Explorando a cenoura, estimulamos as percepções tátil, visual, olfativa e gustativa.
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