segunda-feira, 6 de julho de 2015


A família é o primeiro ponto de referência para a criança. É no interior da família que ela realiza as primeiras aprendizagens, incorpora valores e constrói o sentimento de pertencer a um grupo social, ligado por laços de afetividade.
Este tema visa estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola, respeitando as diferenças e o jeito de cada um viver.
A temática da família dá continuidade à construção da identidade da criança, pelo fato de reconhecer-se como pertencente a um determinado grupo social, com regras, preceitos, costumes, que a referenciam como ser humano. A escola explora o tema com objetivo de que a criança reconheça sua família e a si mesma como membro da família, que pode ter semelhanças e diferenças em relação à família de seus colegas.
Assim, sua casa é o espaço de segurança, que aos poucos vai sendo ampliado com sua inserção na escola, consequentemente, conhecendo outras realidades.
            Como cada família precisa de um espaço para viver e conviver, também serão abordados neste projeto os tipos de moradia que abrigam as diferentes famílias e as profissões – maneira como cada família sobrevive. 

Período de execução: Maio, junho e julho

MESES DE MAIO E JUNHO



APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS REALIZADAS  NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.

Painel hall de entrada


Na porta... 


8/5 Sexta-feira 
Maternal
Dramatização da história: "Mamãe e eu" 
Tema: Mãe



12/5 Terça-feira
Berçário I
Dramatização da música:"Mãe"
Tema: Mãe
Horário: 9h




20/5 Terça-feira
Berçário II
Dramatizando a história: "Os Três Porquinhos" (Joseph Jacobs)
Recurso: No biombo com fantoches
Tema: Moradia
Horário:14h 




27/5 Quarta-feira
Estimulação - Professora Enilce
Dramatizando o poema: "Casa" (José Paulo Paes)
Tema: Moradia
Horário: 9h 




1/6 Segunda-feira
Estimulação - Professora Vanusa
Tema: Festa Junina 
Participação do Dionildo, vô dos educandos Eduardo, Bernardo e Carlos Daniel Horário: 14h 



11/6 Quinta-feira
Berçário I
Dramatizando a música: "É festa de São João" (Eliana)
Tema: Festa Junina 
Horário: 14h 





16/6 Terça-feira
Maternal
Dramatizando o poema: "Oração da família" (Padre Zézinho)
 Tema: Família
Horário: 14h






A brincadeira de faz de conta promove para a criança um  momento único de  desenvolvimento, no qual ela exercita sua imaginação, a capacidade de planejar,  de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.
Por meio da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual adquire autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer sozinho, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las melhor.
Ao olharmos uma criança brincando, achamos que é uma simples ação sem reflexão, mas vale ressaltar que a atividade do faz de conta é de grande complexidade, que leva a criança a imitar a representação social possibilitando-a reviver situações que lhes causam alegria, medo, excitação, raiva e ansiedade, enfim, por meio da brincadeira as crianças expressam as emoções que mais necessitam ser trabalhadas para melhor compreensão. Segundo Kishimoto “ao prover de uma situação imaginativa por meio de uma atividade livre a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”. (KISHIMOTO, 2003, p.43)
 

BRINCADEIRAS RELACIONADAS AO TEMA DO PROJETO


Berçário II
13/5: Quarta-feira










Maternal
14/5: Quinta-feira







NA COZINHA PREPARANDO RECEITAS CULINÁRIAS

Maternal
19/5 Terça-feira
Preparando o purê de batata




Berçário II
20/5 Sexta-feira
Preparando o purê de batata... 









Berçário II
Data: 26/5 terça-feira








Maternal
Data: 29/5 - Sexta-feira








Berçário II
Data: 9/6 - Terça-feira 


Pai: Profissional da empresa Arte Vidros / Mãe: Monitora de Música no Projeto Cecon


Mãe: Auxiliar de cozinha no Hospital Nossa Senhora das Dores


Mãe: Auxiliar de produção (brf)


Mãe: Agrônoma



Pai:Auxiliar de produção (brf)


Pai: Professor de informática



Maternal
Data: 12/6 - Sexta-feira 


Médica e Enfermeira


Auxiliar de produção (brf) e Agricultor


Jardineiro




Berçário II
Data: 17/6 - Quarta-feira 









Maternal
Data: 18/6 - Quinta-feira







TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA



 O desenvolvimento da consciência fonológica inicia-se desde cedo e vai-se expandindo progressivamente ao longo da infância. Este desenvolvimento depende das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo, das características específicas de cada criança. Desta forma, pode dizer-se que existem diferentes etapas no desenvolvimento da consciência fonológica, algumas adquiridas mais precocemente do que outras, deixando transparecer uma crescente complexidade. Podendo-se, então, afirmar que a consciência fonológica se desenvolve a diferentes níveis e em momentos cronológicos distintos. 
O trabalho com a  consciência fonológica na Educação Infantil deve ocorrer de forma lúdica e divertida, bem como, deve ser apropriado à faixa etária em que a criança se encontra. Deve ocorrer através da exploração de rimas, poemas, músicas, histórias, jogos de escuta e de linguagem, estes são exemplos de atividades facilitadoras do desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil.

DATA: 11/5
SOPRO

BERÇÁRIO I

Dramatizando a história: "Os três porquinhos" .
Soprando, imitamos o personagem "Lobo".



Soprando a vela do bolo de aniversário...



BERÇÁRIO II

Soprando a língua de sogra...


Soprando a tinta no papel, formamos lindas imagens...



MATERNAL
Estimulação

Trabalhando com o sopro através da dramatização da história "Os três porquinhos"



Brincando de bolhas de sabão...



DATA: 18/5
PRODUÇÃO DE SONS / BOCA

BERÇÁRIO I

Estimulação

Imitando o índio...


BERÇÁRIO II


Com o auxilio do fantoche da vovó, realizamos diversos sons com a boca (mandar beijo, bocejo...)


Cantando, produzimos diversos sons... 



MATERNAL

Explorando os veículos produzimos uma diversidade de sons... 




Explorando os objetos sonoros da caixa surpresa...



PRODUÇÃO DE SONS COM A LÍNGUA

Berçário I

Imitando o som da motocicleta...

Estimulação

Imitando o som produzido pelos animais...



Berçário II

Cantando e explorando diversos sons com a língua (estalar, vibrar, dobrar...)


Ouvindo a história "A fazenda" realizamos movimentos e produção de sons com a língua...



Maternal

Dirigindo meu carro... 



OUVINDO SONS E REPRODUZINDO

Ouvimos e imitamos os sons produzidos no CD...
Campainha, relógio, caminhão, trator, trovão, chuva, vento, buzina... 

Berçário I





Berçário II

Explorando os sons da casa...



Ouvimos e imitamos os sons produzidos no CD...
Campainha, relógio, caminhão, trator, trovão, chuva, vento, buzina...  



Maternal

Ouvindo os sons produzidos pela natureza.



IMITANDO OS SONS PRODUZIDOS PELOS ANIMAIS

Berçário I

Com os bichinhos de borracha...



Berçário II

Explorando o som dos animais, estimulamos a linguagem


 
 Na Rua dos bichinhos...


Maternal
Imitando e reproduzindo os sons dos animais...





Estimulação



OUTRAS ATIVIDADES

Berçário I


Explorando as diferente moradias a partir da história "Os três porquinhos", com palitoches...


Trabalhando com os instrumentos musicais...


Imitando o som dos animais, através da história "A Fazenda"..


Trabalhando com os membros da Família, através de palitoches


Através da técnica do carimbo da mão da criança com tinta, construímos no coletivo um lindo coração para a mamãe! 


Trabalhando com acessórios  que identificam as profissões dos pais


Contando a história "Um amor de Família" (Ziraldo), através da televisão confeccionada pela professora...


Trabalhando a alimentação saudável, a professora juntamente com a turma, preparou uma sopa de legumes, incentivando as crianças a ingerirem legumes...

Berçário II


Estabelecendo relações entre as moradias das crianças com as moradias dos animais...


 Através de visuais de atividades realizadas no convívio familiar, foi possível trabalhar com as crianças a imitação de papéis e funções...


Com o jogo da memória, trabalhamos os membros da família...


A partir da história: ”Cachinhos de Ouro", realizamos a receita do mingau da família urso. Trabalhamos com noções matemáticas.


Brincando no parque, desenvolvemos a coordenação motora, integração, socialização, equilíbrio, segurança ...



Explorando as fotografias com as profissões dos pais, no momento da leitura das agendas.

Maternal


Brincando com o jogo da memória, dos membros da família.


Explorando os diferentes tipos de carros...


Reconhecendo cômodos e móveis de uma casa...



Com massinha modelar, cada criança construiu os membros que compõe a sua família...


Brincando e explorando os meios de transportes.


Estimulação - Professora Enilce



Brincando de cantigas de roda, estimulamos a musicalidade...



Com utensílios de cozinha construímos uma banda, para a produção de uma diversidade de sons...


Com lápis estaca no papel parda, desenhamos a nossa família!




Juntos confeccionamos  a peteca...Brincamos, cantamos... Quanta diversão e aprendizagem!





Folheando revistas, encontramos diferente estruturas familiares... Trabalhamos a coordenação motora fina, percepção tátil e visual.




Com adereços que representam membros da família, trabalhamos a fantasia e o faz de conta...

Estimulação - Professora Vanusa



Conhecendo as profissões através de visuais...



Reconhecendo os móveis da casa e os cômodos em que eles são encontrados e se fazem necessários..


Com a música "Quem mora na casinha" trabalhamos matemática, geografia, história, através da ludicidade.


Uma caixa cheia de surpresas da mamãe... Curiosidade, atenção, socialização, limites, percepções visuais e auditivas...


Soprando bolinhas coloridas até a casa do caipira... Muito movimento, sopro e concentração!


Nossa casa tem portas e janelas...vamos colori-lá, de acordo com nossa preferências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário